Translate

terça-feira, 6 de novembro de 2012

QUAL A NECESSIDADE DE UTILIZAR UMA CÂNULA OROFARÍNGEA DURANTE A INTUBAÇÃO COM BRONCOFIBROSCOPIA?





Em primeiro lugar, devemos entender a função de uma cânula orofaríngea. Ela tem a função de evitar dano ao fibroscópio e mantê-lo na linha mediana. Além disso, serve de teste para saber se sua anestesia tópica (glossofaríngeo) ficou boa e ajuda a manter a base da língua afastada da parede posterior da faringe. Existem vários tipos no mercado (VAMA, Bergman, Ovassapian, etc.) e todas são úteis para auxiliar a intubação com broncofibroscopia. Os muito utilizados "bocais" de endoscopia evitam que o paciente morda o aparelho, são mais largos e não deixam o fibroscópio muito centralizado e não auxiliam em nada o deslocamento da base da língua.
Muitos iniciantes na fibroscopia, ignoram esse fato e utilizam o bocal como primeira opção por ser a de mais fácil acesso. Devemos, em nossa prática clínica conhecer e utilizar as melhores ferramentas disponíveis para obter o sucesso durante nossas anestesias.

Daniel Perin














Um comentário:

  1. Uma dica. Com a cânula posicionada e uma pequena tração da mandíbula por um auxiliar normalmente logo observa a via aérea na introdução do fibro .
    Malito

    ResponderExcluir