Translate

domingo, 11 de novembro de 2012

APRENDIZADO APÓS O CURSO DO CTVA

Caros,

É gratificante ver que após o curso do CTVA realizado em outubro, pudemos plantar uma semente de cuidados adequados de vias aéreas.  O Dr. Jefferson U. Aquino cedeu  imagens de um paciente com 53 anos, hipocinesia cardíaca, IMC de 31,5 (grau II de obesidade), Mallampati 4 e pré-diabético, além de depressivo, que seria submetido a um procedimento de ressecção transuretral de próstata. Segundo o Dr. Jefferson, o paciente relatou que preferia anestesia geral pois não havia gostado da raquidiana que recebeu anteriormente.
Diante disso, optou por realizar anestesia geral com um dispositivo supraglótico com canal de drenagem gástrica número 5. Ele colocou o paciente em "Sniffing position"antes da indução.

A ventilação ficou adequada, sem vazamentos, e os testes para confirmação do bom posicionamento do dispositivo foram realizados (lidocaína gel e passagem de SNG pelo orifício de drenagem gástrica). O "bite blocker"do dispositivo ficou um pouco mais exteriorizado que o habitual. Notem que foi dado oxigênio suplementar durante o processo de indução!






Durante o procedimento cirúrgico a saturação de oxigênio caiu para 93 - 92% com FiO2 de 50%. Instintivamente ele aumentou a FiO2 para 100% mas a saturação não subiu. Após uma rápida discussão com um colega, ele optou por colocar 6 cmH2O de PEEP e logo a saturação voltou para 100% com a FiO2 de 50% inicial.
O caso terminou sem intercorrências.






Quando o dispositivo fica com o "bite blocker"para fora da boca do paciente, existe a possibilidade dele ser maior que o necessário para aquele paciente e o uso de PEEP em dispositivos supraglóticos com drenagem gástrica é bem aceito pois caso tenha qualquer insuflação do estômago, o ar pode sair pelo canal de drenagem gástrica.




O CTVA agradece ao Dr. Jefferson por compartilhar seu caso conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário