Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

LMA Supreme

Os supragloticos que incorporaram o conceito de canal de drenagem gástrica agregam segurança na eventualidade de regurgitação , mesmo em situações eletivas e com o paciente em jejum . Neste caso um paciente de 15 anos, submetido a cirurgia artroscopia no joelho eletiva.
Após a passagem da Supreme e verificada o posicionamento correto foi iniciada ventilação controlada mecânica . Após alguns minutos notei saída de bolhas de cor amarela pelo canal gástrico e logo seguido de um fluxo filiforme de liquido bilioso. Utilizando sonda gástrica 18 aspirei cerca de 50 ml de conteúdo gástrico. Não houve prejuízo na ventilação e no final do procedimento a face ventilatoria da Supreme esta perfeitamente limpa.

Um comentário:

  1. Nesse caso, o que me chama atenção é a escolha da supreme para um paciente em jejum e um procedimento teoricamente rápido. Eu provavelmente teria escolhido uma máscara laríngea clássica, correndo o risco de broncoaspiração pois ela não tem canal de drenagem gástrica. Gostaria de salientar que é maior a chance de regurgitação em pacientes com dispositivos supraglóticos em plano superficial de anestesia pois a deglutição ou "bucking" facilitam esse evento.

    ResponderExcluir