Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Desvio de traquéia

Este paciente tem paralisia cerebral , espasticidade importante levando a deformidades ortopédicas . Idade 22 anos e apenas 34 kg. Anestesia geral para procedimento ortopédico . Como vocês lidariam com esta via aérea observando este desvio de traquéia e se o fibroscópio não estivesse disponível !!!!!!

3 comentários:

  1. Esse paciente parece não apresentar fatores preditivos de ventilação difícil ou impossível. Faria uma indução venosa rotineira e utilizaria como primeira opção um videolaringoscópio que não necessita de hiperextensão cervical para IOT.
    Obviamente que desviaria a ponta do dispositivo para a esquerda buscando as estruturas laríngeas para concretização da IOT.

    ResponderExcluir
  2. Paciente apresentava acesso venoso difícil, então a indução foi inalatória, muito fácil e rápida. Após um acesso venoso temporário, apresentava ventilação manual muito boa ( como vc imaginou). Completei a indução venosa e tentei uma laringoscopia direta( não dispunha do Videolaringoscópio). Após uma manobra externa de desvio lateral da traqueia visualizei um Cormach/ Lehane IIIa, então com auxilio de um BOUGIE a IOT teve sucesso. Passei um acesso central com ajuda de Ultra-som. Após 4 horas de cirurgia o paciente foi extubado plenamente acordado ( esperei 30 minutos até ter certeza do momento correto).
    Abraço.
    Malito.

    ResponderExcluir
  3. Estou com muito medo, preciso tomar anestesia geral, pois tenho que fazer uma cirurgia para tirar nódulo adenoma pleomórfico da parótida direita e peso 37 kg.

    ResponderExcluir