Translate

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

INTUBAÇÃO RETRÓGRADA: OBSOLETA?

Caros colegas,

Durante minhas leituras sobre técnicas alternativas de intubação li esse artigo de revisão sobre a Intubação Traqueal Retrógrada. Apesar de ser um artigo não muito recente, ele descreve bem as indicações, as várias técnicas descritas (usando o "kit" original e os métodos não convencionais) e também as complicações inerentes ao procedimento. VALE A LEITURA!
A grande pergunta é: porque essa técnica tem sido pouco comentada nos cursos de manejo de vias aéreas nacionais e internacionais???
Na minha opinião, com o aumento do uso dos dispositivos supra ou extraglóticos associado a sua eficiência, as técnicas ditas invasivas estão perdendo espaço e com menos treinamento, deixam de ser opção no tratamento de um paciente com via aérea difícil.
Por outro lado, essa técnica é de grande valia em pacientes em que a anatomia da laringe ou faringe está distorcida e que não existe parâmetro anatômico para realização de intubação com os dispositivos habituais como laringoscópio, videolaringoscópio e bougie. Também, nesses paciente com anatomia alterada, a chance de falha de um supraglótico é aumentada e realizar a intubação pode ser realmente um grande desafio. Além disso, pacientes com grandes sangramentos de via aérea superior e/ou secreções (saliva copiosa ou conteúdo gástrico) podem tornar a intubação extremamente difícil.
Acredito que essa técnica não pode ser abandonada pois apesar de menos indicada nos dias atuais, é mais uma alternativa que, se bem empregada, auxilia no manejo das vias aéreas de pacientes que necessitam serem intubados. Ressalto, para os menos atentos, que essa técnica necessita de tempo para ser realizada e nunca devem ser indicadas em pacientes que não podem ser ventilados/oxigenados e que a saturação de oxigênio começa a cair.

Abraço a todos,

Daniel Perin


"KIT" DISPONÍVEL COMERCIALMENTE PARA IOT RETRÓGRADA

3 comentários:

  1. Bom dia Daniel

    Como posso conseguir o restante do artigo? Não está abrindo.

    Obrigado

    Otávio Santos

    ResponderExcluir
  2. Caro Otávio,
    esse artigo está com acesso livre. Pode entrar pela própria revista ou digitar o título no seu navegador que aparecerá o link.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida a Técnica de intubação retrograda NÃO deve ser esquecida, mas LEMBRADA e Treinada para que seja bem executada em situações com indicação precisa . Sangue na via aérea ,mesmo em pequena quantidade , dificulta e até pode inviabilizar as técnicas e dispositivos que utilizam imagens indiretas (videolaringoscopia, Fibroscopia), mas o sangue não interfere na IOT retrograda.

    ResponderExcluir