Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

INCÊNDIO NA SALA OPERATÓRIA (PREVENÇÃO E MANEJO)


Esse artigo, visa orientar a prevenção e o manejo de incêndios nas salas operatórias. As recomendações ("Advisory") não tem suporte científico de literatura como, por exemplo, um "guideline". Isso porque não existem trabalhos suficientes para basear essas decisões.

Para se ter FOGO, necessariamente precisamos de três componentes, conhecido como tríade de fogo: 1- oxidante, 2- Fonte de ignição e 3- Combustível.

Os oxidantes usados na sala operatória são: oxigênio e óxido nitroso. Podemos ter uma atmosfera rica em oxidantes em circuitos respiratórios fechados ou semi-fechados incluindo a via aérea. Ainda, o modo como os campos cirúrgicos são colocados podem formar áreas de grande concentração de oxigênio.

As fontes de ignição incluem, mas não estão limitadas a: bisturi elétrico, laser, brocas, bisturi de argônio, cabos de fibra óptica, pás de desfibrilação, etc.

As fontes de combustível incluem, mas não estam limitadas a: tubo traqueal, escovas cirúrgicas, campos  cirúrgicos, gaze, soluções antisépticas que contenham álcool, soluções que contenham éter ou acetona, máscara ou catéter de oxigênio, cabelo do paciente, vestimentas, cobertores, etc.

Esse artigo define fogo na sala operatória como qualquer fogo que ocorre no paciente ou próximo a ele durante os cuidados anestésicos. Além disso, procedimentos de ALTO RISCO são aqueles onde a fonte de ignição está muito próxima ao oxidante (exemplos: amigdalectomia, traqueostomia, retirada de papilomas em via aérea, cirurgias oftalmológicas, etc.).

IMPORTANTE: Quando administramos oxigênio suplementar em sistema aberto na sala operatória, QUALQUER procedimento passa a ser de risco para incêndio!!!!!!

O colega anestesiologista Dr. Raul Chevarria Clavijo enviou esta foto onde ocorreu FOGO na via aérea em uma cirurgia onde foi utilizado cautério à LASER. Vejam o estado do tubo traqueal!!!!


Segue o Algoritmo da Sociedade Americana de Anestesiologia!

O CTVA aproveita para desejar um Excelente Ano de 2014 a todos.


Um comentário:

  1. Este é um evento onde as conseqüências para o paciente são tão devastadoras, que todo esforço na prevenção e cuidado com a segurança são extremamente importantes.
    Um feliz 2014 para todos !!!!!

    ResponderExcluir