Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CTVA NO 39 SIMPANEST

O CTVA teve o prazer de participar do evento da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo através da participação do nosso instrutor Prof. Dr. Daniel Perin com as seguintes aulas:

Via Aérea Difícil e Via Aérea: qual o impacto das complicações Closed Claims e NAP4.

O evento está muito prestigiado por alunos de São Paulo e de outros Estados.


Bom final de semana a todos.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CURSO CTVA EM RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - BRASIL AGOSTO/2013


Caros colegas,

O CTVA realizou um curso de VAD para os Anestesiologistas da Cooperativa dos Anestesiologistas de Ribeirão Preto, Clínicos e Anestesiologistas da Universidade de Ribeirão Preto (HCFMRPUSP)

Foram dois dias (sábado e domingo) onde discutiu-se o manejo das vias aéreas e os dispositivos para o resgate da via aérea difícil. Graças à organização da Dra. Cláudia Freitas, tudo ocorreu dentro do previsto e fomos muito bem acolhidos. Seguem as fotos do evento:

Dr. Maurício do Amaral Neto durante sua palestra.


Dr. Maurício Malito discorrendo sobre o manejo básico do broncofibroscópio


Turma de Ribeirão Preto reunida com os Instrutores do CTVA


E foi com imensa satisfação que recebemos um depoimento de alunos que logo na semana seguinte ao curso realizaram uma anestesia tópica e sedação consciente para intubação com laringoscopia direta. E para manter o "padrão" CTVA, enviaram a foto do paciente fazendo sinal de ok (vide foto)


Paciente de via aérea difícil com sedação consciente e anestesia tópica realizada pelos  anestesiologistas Edilaine e Caputo.
Nós do CTVA nos sentimos muito felizes em ajudar a disseminar o manejo seguro das vias aéreas em nosso país e contribuir para o aperfeiçoamento dos nossos colegas.


Obrigado a todos os alunos de Ribeirão.



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MÁSCARA LARÍNGEA SUPREME EM DECÚBITO LATERAL ESQUERDO

Caso enviado pelo Dr. Cláudio R. Bianco de Carvalho,

Paciente masculino, 10 anos, 58 kg e 1,60 m foi agendado para a realização de biópsia de escápula direita.

O anestesiologista optou pela passagem da máscara laríngea Supreme número 4 sem o uso de relaxante muscular. Ele ressalta a importância da colocação de "estabilizadores"da máscara nas laterais feitos de gaze cirúrgica enrolada para evitar o deslocamento da máscara no posicionamento do paciente em decúbito lateral (foto anexa).
O caso transcorreu sem intercorrências até a retirada da Máscara Laríngea Supreme

Dispositivo supraglótico em paciente em Decúbito Lateral Esquerdo
O CTVA agradece a participação do colega.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

EX-ALUNO DO CTVA NO MANEJO DAS VIAS VIAS AÉREAS

Segue caso realizado pelo Dr. Cláudio Roberto Bianco de Carvalho:

Paciente masculino, 46 anos, IMC:30, Mallampati 4, "Upper Lip Bite Test classe 1", Distância Tireo-mento >6, Abertura bucal < 4cm, Apneia do sono não documentada.

Agendada cirurgia eletiva: Septoplastia + Turbinectomia

O anestesiologista gostaria de utilizar o videolaringoscópio "glidescope"porém, num grande hospital privado, não havia nenhum videolaringoscópio disponível. Optou pela intubação com broncofibroscopia e anestesia tópica com sedação consciente e solicitou o carro de VAD na sala.

Preparou o paciente com: cateter de oxigênio nasal, 1 ml de escopolamina, 2mg de midazolan IV. Realizada anestesia tópica (base da língua e pilares amigdalianos) com lidocaína 2% e atomizador (Mucosal Atomization Device) seguida de anestesia translaríngea.

Paciente intubado, sem intercorrências e com mínimo reflexo de náusea após passagem do fibroscópio pela base da língua.

Ele ressalta que o paciente foi conduzido com segurança, utilizando a opção disponível no hospital.

Na visita pós-anestésica, o paciente referiu desconforto leve no momento do procedimento mas que, caso fosse necessário, ele se submeteria novamente ao mesmo procedimento e que isso não seria absolutamente um problema.

O CTVA agradece a participação do Dr. Claudio R. B. de Carvalho ilustrando como o ensino e treinamento aumentam as opções seguras dos anestesiologistas no manejo das vias aéreas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ESTENOSE DE TRAQUÉIA TRAUMÁTICA PRÉVIA

Paciente de 22 anos, 75 kg, sofreu acidente automobilístico quando criança e permaneceu intubado por tempo prolongado, evoluindo com estenose de traquéia.

Tomografia Computadorizada com estenose laríngea nas regiões glótica e subglótica

Já havia realizado traqueostomia prévia porém, atualmente apresenta somente uma cicatriz e respira  pelas vias aéreas com um pouco de dificuldade.Paciente sem nenhum fator preditivo de via aérea difícil.

Procedimento agendado: Traqueostomia aberta com dilatação traqueal.

Paciente refere que fez uma endoscopia no início do ano sem intercorrências anestésicas. O anestesiologista escalado, após dúvida na conduta anestésica, optou por realizar o procedimento com sedação e anestesia local. O procedimento foi realizado por um cirurgião de cabeça e pescoço que foi alertado pela possibilidade de realizar uma cricotireoidostomia de urgência.

O anestesiologista afirmou que não passou a máscara laríngea pois teve receio de não conseguir ventilar o paciente. Não optou por intubação com o broncofibroscópio pois tinha assistido a nasofibroscopia desse paciente (video em anexo) e não conseguiu inferir qual o tubo passaria pela área da estenose (obs.: o tubo para dilatação da estenose foi o 5 sem cuff bem "justo")

Paciente em sala saturando acima de 95% em ar ambiente, em decúbito dorsal horizontal sem dificuldades respiratórias. A sedação foi realizada com bolus de 2-3ml de propofol e 10-15 mcg de fentanil, mantendo sempre a ventilação espontânea dessa paciente e o cirurgião infiltrou o local com ropivacaína a 0,375% (15 ml). Imediatamente antes de fazer a incisão na traquéia, o anestesiologista iniciou a infusão de remifentanil 0,1 mcg/kg/min e fez um bolus de propofol de 5 ml. 

Foi realizada a incisão da traquéia e colocação da cânula de traqueostomia sem intercorrências durante todo o procedimento. 

Caso fornecido gentilmente pelo Anestesiologista Dr. Rodrigo Nogueira.

Abraço a todos