Translate

terça-feira, 27 de outubro de 2015

SUPRAGLÓTICO DE TERCEIRA GERAÇÃO? JOGADA DE MARKETING?

O Dr. Timoty Cook, anestesiologista britânico da cidade de Bath, acaba de escrever uma carta ao editor no British Journal of Anesthesia questionando esse termo "supraglótico de terceira geração". 

Como um dos idealizadores da classificação: primeira e segunda geração (puramente pragmática), ele relata que alguns chamam de terceira geração os novos dispositivos com cuff auto-inflável enquanto outros os descrevem como os dispositivos que facilitam a intubação através deles e há ainda os que dizem que a combinação "bite block" e acesso esofágico é o que descreve a terceira geração.

Ele relata que é difícil dizer quais dessas descrições acima são realmente um avanço dos dispositivos.

Portanto, para ele, está claro que necessitamos de uma classificação mais adequada para os dispositivos supraglóticos antes que o termo terceira geração fique estabelecido sem nenhum significado ou benefício.

Finalmente, ele sugere a manutenção dos termos primeira e segunda geração dos dispositivos supraglóticos e acrescente a letra "i" para os que permitem intubação por dentro deles (com taxa de sucesso >50%) e incluir "d" para intubação direta (às cegas) ou "g" para intubação guiada (fibroscópio). Para ele, fica claro que esse nome "terceira geração" é tão somente uma estratégia de marketing e sugere que abandonemos essa terminologia.

Carta ao Editor escrita pelo Dr. Tim Cook - 2015

Atenciosamente,

Equipe CTVA


Simpósio de Via Aérea Difícil (SIMVAD) do Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o CTVA

O SIMVAD, que ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro teve o apoio e participação dos instrutores do Centro de Treinamento em Vias Aéreas (CTVA).
O evento estava com sua capacidade máxima de alunos e a troca de experiências entre especialidades foi muito boa. Haviam alunos de diversos estados da federação. Ocorreu no Centro de Simulação Realística do HIAE no Morumbi.
O CTVA está cada vez mais presente nos eventos relacionados ao tema via aérea e isso é motivo de muito orgulho para nós.

Seguem algumas fotos do evento:

Dr. Daniel Don Kim durante sua aula sobre Preditores em VAD

Dr. Maurício Malito em palestra sobre VAD em Pediatria.

Sala de aula no Hospital Israelita Albert Einstein
Abraços,

Equipe CTVA

domingo, 18 de outubro de 2015

CURSO MOBILE EM SÃO LUIS (MA)

Caros colegas,

Após 4 dias de cursos encerramos as atividades em São Luis do Maranhão. Agradecemos aos alunos, em especial ao Dr. Kaile pela calorosa recepção e acreditamos que o curso foi muito produtivo para todos.



Obrigado a todos pela participação.

Equipe CTVA

CURSO REGULAR DO CTVA EM SÃO PAULO

Caros colegas,

O curso do CTVA foi idealizado com o objetivo de auxiliar os colegas que precisam fazer o manejo das vias aéreas na tomada de decisões, no treinamento de habilidades de diferentes dispositivos e preparo cognitivo para identificação de dificuldades referentes ao tema.
O evento estava lotado e com a presença de colegas instrutores de altíssimo nível, além de empresas patrocinadoras relacionadas aos temas de Via Aérea Difícil.
Agradecemos a todos e informamos que o próximo curso regular em São Paulo será nos dias 27 e 28 de FEVEREIRO de 2016.









Atenciosamente,

Equipe CTVA