Translate

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

RETROSPECTIVA 2014

Caros Colegas,

Esse foi um ano espetacular para o Centro de Treinamento em Vias Aéreas (CTVA). Tivemos a oportunidade de participar de vários eventos durante o ano. Viajamos para várias cidades no Brasil divulgando o manejo das vias aéreas ajudando a mudar a realidade de atendimento dos hospitais e colegas.
Começamos o ano em 19 de Janeiro de 2014 com um curso para capacitação de novos instrutores. Acreditamos que essa capacitação é fundamental para a ampliação de atuação. 
Em 21 de março, o CTVA participou do evento da USP no workshop de Via aérea difícil avançada ministrando aula e estações de workshop. Esse evento contou com a participação do Edmond Cohen, o inventor do bloqueador brônquico Cohen tip.
Cartaz oficial do evento da USP.



Edmond Cohen



























Em 30 de março, tivemos a oportunidade de participar do 2o CPTSA ministrando o módulo de Via Aérea. Curso organizado pela SAESP.
2º CPTSA







Em Abril, o CTVA participou do Programa de Pós-Graduação em anestesia do HIAE coordenado pelas Dras. Rosely e Chiara. Também em Abril, organizamos mais um curso do CTVA no manejo de vias aéreas.

Já no final de maio e começo de junho, participamos do 11o Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) ministrando aulas e organizando workshops.

Em Junho ainda, fechamos uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e apoiamos o SIMVAD (Simpósio de Via Aérea Difícil do HIAE) que passou a ser coordenado por membro do CTVA.

Em Julho, participamos do evento do HIAE "Annual Update in Anesthesia and Perioperative Medicine" com palestra sobre vias aéreas.
Em agosto, fizemos um curso do CTVA "mobile"em Joinville que foi um sucesso. Agradecemos a todos pelo empenho.

Em Outubro, realizamos um sonho! Ocorreu o primeiro BRA "Brazilian Routines for the Airways" com a participação de 4 convidados estrangeiros e experts em Vias Aéreas do Brasil. Encontro exclusivamente de discussão e fomento sobre o tema Via Aérea Difícil.

Em Novembro, tivemos a oportunidade de participar do Congresso Brasileiro de Anestesia realizado em Recife tanto em palestras como nos workshops. Vale ressaltar a organização impecável do evento.

Finalmente, em Dezembro, o CTVA fez em parceria com a TELEFLEX/LMA um curso aprofundando a discussão dos dispositivos da linha da empresa. Além disso, fomos mais um ano para Cuiabá, através da SOMA e principalmente pelos esforços do Dr. Diogo Sampaio, para fazer nosso último curso "mobile"do ano.

Desculpem, caso a descrição das atividades tenha sido enfadonha mas isso mostra como nós, do CTVA, estamos engajados para aprimorar o ensino, treinamento e manejo das vias aéreas em nosso país.

Aproveitamos para agradecer todos os instrutores que nos ajudaram a realizar essas tarefas assim como as empresas parceiras que sempre viabilizam os nossos projetos.

Um forte abraço e excelente ano a todos.