Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O BOUGIE já pode ser aposentado ?

     A ideia de utilizar um cateter introdutor para facilitar  ou guiar a  intubação traqueal  não é novidade. O BOUGIE ou melhor GUM ELASTIC BOUGIE (GEB)  aparece já como uma técnica descrita por Minnitt & Gillies no livro " Textbook of Anaesthetics" em 1984.  Em 2003 o Dr. J J Henderson  publicou uma carta no periódico  Anaesthesia  intitulada :Development of the Gum Elastic Bougie  , onde o considerava   um dos mais utilizados e importantes dispositivos da história da anestesiologia. Até mesmo Sir Robert Macintosh, quem desenvolveu a lâmina de laringoscopia que leva seu nome, diz em seu artigo An aid to oral intubation  :  " uma das dificuldades em concretizar a intubação traqueal é que muitas vezes devido ao calibre do tubo , seu próprio diametro obstrui a visão da via aérea quando introduzido e dificulta o direcionamento correto , mas utilizando um cateter fino e longo podemos visualizar a ponta passando pelas cordas vocais e posteriormente usá-lo como guia para a introdução do tubo traqueal ".
 
        Mas somente em 1970, após o lançamento comercial do cateter de ESCHMANN ( Endotracheal Tube Introducer by Eschmann Bros & Walsh Ltd ), é que o dispositivo ganhou popularidade e passou a ser utilizado mundialmente. Este cateter tinha algumas diferenças daquele descrito anteriormente . Inicialmente , não era feito de borracha, mas sim de poliéster e revestido por várias camadas de resina, isto garantia durabilidade e permitia a re-esterilização para nova utilização. Ganhou um comprimento maior, com 60cm de comprimento, ficou longo a bastante para facilitar as manobras de  introdução do tubo traqueal. E talvez o maior avanço foi o aperfeiçoamento da extremidade distal com uma angulação permanente de 35°, o que permitia manobrar o cateter com mais facilidade para desviar de obstáculos. Com todas estas mudanças El-Orbany  et all em 2004 discutiu que não deveríamos chamar este dispositivo de BOUGIE :  Not Gum, no elastic and no Bougie . Mas o termo Bougie até hoje é usado para designar os cateteres introdutórios traqueais .
       Os Bougies passaram a fazer parte dos algoritmos de manejo da via aérea, tanto como material básico recomendado (DAS-Difficul Airway Society 2005)  e como estratégia para lidar com a via aérea difícil  ASA - TASK FORCE -2013 . Muitos fabricantes desenvolveram modelos diferentes de cateteres, ofertando uma grande variedade no mercado, mas mantendo o design original e  preferencialmente de uso único em virtude dos custos elevados e risco da esterilização.


       O  Dr. Richard Levitan comenta sua opinião sobre os cateteres introdutórios e correlaciona a utilização com sucesso à visualização de pelo menos parte da epiglote : " O Bougie não é um míssil teleguiado, ele não vai encontrar a traqueia automaticamente, é necessária a visualizar alguns pontos de referencia, pelo menos a epiglote ou preferencialmente as cartilagens posteriores , para direcionar o guia na direção correta".
       Mas hoje estamos na era da imagem e os grandes avanços tecnológicos nos trazem dispositivos fantásticos para manejo da via aérea,  como os videolaringoscópios que permitem a visualização indireta da fenda glótica , mesmo nos casos mais difíceis, ou os novos fibroscópios cada vez mais acessíveis e portáteis. Será que neste cenário, os simples cateteres introdutores poderiam ser aposentados ?
       Nós do CTVA acreditamos que NÃO. Tanto que durante nossos cursos dedicamos um módulo de workshop para desenvolvimento da técnica e habilidade em vários modelos de BOUGIES.
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Cada vez mais aparecem referencias à utilização dos BOUGIES em novas situações : como guia para facilitara introdução de supraglóticos  que possuem canal de drenagem gástrica, também conhecidos como de 2° geração ( Bougie guided LMA Pro-Seal ) ou mais recentemente como técnica auxiliar de cricotireoidostomia de resgate no cenário NÃO INTUBO/NÃO VENTILO ( Cricothyrodotomy Bougie Technique is faster ) . Ou até como método  auxiliar nos videoslaringoacópios que possuem canal lateral .
 


 
                  A jornalista Mara Luquet tem uma coluna na radio CBN  chamada " Aposentados ficavam nossos avós" onde é discutida a necessidade de planejamento financeiro para a aposentadoria, mas ela sempre comenta que as pessoas tem aumentado em muito seu período produtivo e tem se aposentado muito mais tarde. Bom creio que o Bougie ainda está muito longe da aposentadoria !!!!!!