Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

ORIENTAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NO BLOG

Caros amigos,

É muito bem vinda a publicação de casos ou discussão de artigos em nosso blog por todos os participantes nacionais e internacionais. Para realizarem a publicação, enviem email para o moderador (Dr. Daniel Perin) no email: dr.perin@me.com para que seja feita a publicação. Os comentários sobre as publicações são livres.
Em casos de dúvidas, enviem email para o Dr. Daniel Perin (dr.perin@me.com)

Um forte abraço

segunda-feira, 29 de julho de 2013

NOVO CURSO DO CTVA EM NOVEMBRO

Caros colegas,

Aguardem a confirmação oficial da data e o material de divulgação mas o CTVA promoverá um curso no final de semana provavelmente nos dias 23 e 24 de novembro de 2013, trazendo as informações mais atualizadas no manejo de Vias Aéreas.

Abraços,

GESTANTE EM CIRURGIA NÃO OBSTÉTRICA

Boa tarde,

O caso de hoje é sempre desafiador e vale o relato. 
Paciente J.S.A.R.G, 29 anos, primigesta de 32 semanas, gestação gemelar, foi internada ontem a noite por dor abdominal em flanco esquerdo com irradiação para dorso também à esquerda. Esse quadro foi acompanhado de 3 episódios de vômitos. Após realização de ressonância magnética diagnosticou-se torção de cisto de ovário esquerdo (paciente com antecedente de ovário policístico).

Indicada Laparotomia exploradora convencional para desfazer a torção e realizar a pexia do ovário esquerdo.

Paciente anciosa, preocupada com as filhas (gemelares femininas), sem antecedentes pessoais relevantes, apresenta ao exame físico: Mallampati 4 (língua grande), Abertura bucal de 30 mm, edema em extremidades  ++/+4, IMC: 27,1 (ganho de peso na gestação de 12 kg até o momento), distância esterno-mento > 12,5 cm, extensão cervical adequada (restante do exame físico sem alterações). Em jejum por 8 horas porém o último episódio de vômito foi a 3 horas da hora marcada para a intervenção.

Optado pela anestesia geral em sequência rápida (porém com utilização de opióide e relaxante muscular não despolarizante). Solicitado ajuda de um segundo anestesiologista para iniciar o caso. A paciente foi colocada em "sniffing position", proclive, pré-oxigenada por 5 minutos e logo após a indução, realizada manobra de "sellick". 

Foto da Manobra de Sellick (artigo original do Dr. B. A. Sellick) Lancet 1961


Manobra de Sellick realizada por outro anestesiologista


Foi realizada a intubação orotraqueal com auxílio do "Glidescope" como primeira opção. Durante a visualização, pode-se notar a pressão do "sellick" na cartilagem. 
A cirurgia transcorreu sem intercorrências e a paciente foi extubada ao término também em "sniffing position". Sonar ao término com batimentos cardíacos fetais em ambos os fetos e paciente sem contração uterina (iniciada inibina desde o início do procedimento).

Podemos discutir muitos assuntos nesse caso mas o que gostaria de colocar é a decisão de utilizar um videolaringoscópio como primeira opção em casos onde você espera que pode ser difícil utilizar o laringoscópio convencional. Nesse caso, a associação de um mallampati 4 e manobra de "sellick" podem ser fatores complicadores da laringoscopia.

Caso aberto para discussão e comentários.

Abraço a todos,



sexta-feira, 19 de julho de 2013

CTVA no SAM 2013

Colegas,

É com enorme satisfação que comunicamos para vocês a aprovação de 3 relatos de caso enviados pelo CTVA ao Congresso da "Society for Airway Management" desse ano (2013) que será realizado na Filadélfia no mês de Setembro.

Seguem os títulos dos relatos:

1)Intubation of omphalopagus conjoined twins using the Airtraq® optical laryngoscope: a case report.

Autores: Rafael de Macedo Coelho, Mauricio Luiz Malito, Daniel Perin, Mauricio do Amaral Neto.

2)Fiberoptic bronchoscope (FOB) guided intubation of an infant with osteogenesis imperfecta: a case report.

Autores: Rafael de Macedo Coelho, Mauricio do Amaral Neto, Daniel Perin, Mauricio Luiz Malito, Christiano Matsui.

3)Phonation as an adjunct maneuver for fiberoptic intubation in a patient with supraglottic laryngeal tumor – a case report.

Autores: Daniel Perin, Claudio Roberto Cernea, Rafael de Macedo Coelho, Mauricio Luiz Malito,  Mauricio do Amaral Neto.

Um forte abraço a todos